Política

Vox Populi: Dilma tem 51%, Serra tem 39% e indecisos somam 4%

Em novo levantamento, petista sobe 3 pontos, tucano cai 1 ponto e indecisos recuam 2 pontos

 

Pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta terça-feira mostra que a vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em relação ao tucano José Serra aumentou para 12 pontos percentuais. Segundo o Vox Populi, Dilma tem 51% contra 39% de Serra. Na última pesquisa, realizada nos dias 10 e 11 de outubro, a vantagem era de 8 pontos (Dilma tinha 48% e Serra 40%). Os votos brancos e nulos permaneceram em 6% e os indecisos passaram de 6% para 4%.

 

 

Se forem considerados apenas os votos válidos (sem os brancos, nulos e indecisos) a vantagem subiu de 8 para 14 pontos. Dilma tinha 54% e passou para 57%. Serra caiu de 46% para 43%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

A candidata do PT tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde ganha por 65% a 28%. Já Serra leva a melhor no Sul, onde tem 50% contra 41% da petista. No Sudeste, que concentra a maior parte dos eleitores, Dilma tem 47% contra 40% do tucano.

O Vox Populi ouviu 3 mil eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. Os resultados, portanto, não consideram o impacto do debate realizado pela Rede TV no último domingo, nem a entrevista concedida por Dilma ao Jornal Nacional ontem à noite. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número 36.193/10.

Recortes

Depois de toda a polêmica envolvendo temas religiosos como o aborto, Serra atingiu 44% entre os entrevistados que se declararam evangélicos. Dilma tem 42%. Entre os que se declararam ateus, Dilma vence por 49% a 36%.

Entre os católicos praticantes Dilma tem 54% contra 37% do tucano. No segmento dos católicos não praticantes a petista consegue seu melhor desempenho, 55% contra 37% de Serra.

A petista ganha em todas faixas etárias. Já no recorte que leva em conta a escolaridade dos pesquisados, Serra vence entre os que tem nível superior por 47% a 40% da petista. No eleitorado com até a 4ª série do ensino fundamental Dilma tem 55% contra 38% do tucano.

Serra também vai melhor entre o eleitorado com mais renda. Entre os que declararam ganhar mais de cinco salários mínimos, ele tem 44% contra 42% da petista. Dilma tem seu melhor desempenho entre os mais pobres, que ganham até um salário mínimo, 61% a 31%.

Embora seja mulher Dilma tem índices melhores entre os homens. Conforme o levantamento ela tem 54% contra 38% de Serra no eleitorado masculino e 48% contra 40% do tucano no eleitorado feminino.

No recorte que leva em consideração a cor da pela Dilma atinge 59% entre os entrevistados que se declararam negros contra 29% de Serra. Entre os brancos, a petista tem 45% contra 44% do tucano.

Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados disseram estar decididos enquanto 9% admitiram que ainda podem mudar de ideia. Entre os eleitores de Dilma a consolidação do voto é maior, 93%. No eleitorado de Serra, 89% disseram que estão decididos.

 

 

 

 

 

 

FHC entra na campanha de Serra

 

De surpresa, o próprio Fernando Henrique Cardoso faz, neste instante, discurso no evento com lideranças do PSDB organizado por Geraldo Alckmin, em São Paulo.

 

Ao receber apoio do PP, Dilma comete gafe e troca nome da sigla

Em encontro em Brasília, petista chamou legenda aliada de 'Partido Popular'

 

Após almoçar em Brasília com a cúpula do PP, a presidenciável petista Dilma Rousseff concedeu coletiva nesta quinta-feira na companhia do presidente da legenda, Francisco Dornelles, para anunciar o apoio formal da legenda ao seu nome. A candidata, no entanto, confundiu-se enquanto relatava o encontro e chamou o PP (Partido Progressista) de “Partido Popular”.

“Eu queria declarar que é muito importante esse apoio do Partido Popular. O PP tem sido grande parceiro do governo do presidente Lula”, disse Dilma.

Sobre os diretórios que apoiam Dilma, Dornelles disse que o quadro será o mesmo do primeiro turno: 22 são favoráveis à petista, três estão com o tucano José Serra e dois estão neutros.

Durante o encontro, que contou ainda com os coordenadores da campanha petista José Eduardo Cardozo e Antonio Palocci, e o senador eleito Ciro Nogueira (PP-PI), Dilma recebeu do PP quatro propostas para serem incorporados ao seu programa de governo.

 

Dornelles explicou: “A primeira é uma alteração no Super Simples para reduzir a tributação das médias, pequenas e micro empresas. O segundo foi o de desonerar o investimento. (..) O terceiro ponto é agilizar o sistema de defesa comercial de forma a proteger a indústria brasileira e o último é implantar um programa profundo de desburocratização”, disse ele ao final do almoço. Questionado se haverá algum compromisso por escrito da candidata, Dornelles disse que acredita na palavra da ex-ministra.